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Jim McMichael

Specialty Markets Manager

Las Vegas Convention and Visitors Authority

Jim McMichael é Specialty Markets Manager (Gerente de Mercados Especiais) para o Las Vegas Convention & Visitors Authority (LVCVA), gerencia o mercado LGBT, reuniões internacionais, incentivos, conferências e grupos vindos do Brasil e do México, além de programação de turismo cultural.

Antes de ingressar na LVCVA, o Sr. McMichael passou 18 anos na indústria de shopping centers como The Rouse Company e General Growth Properties em vários cargos de marketing no sul da Flórida e Las Vegas. E, mais recentemente, como Gerente Sênior de Marketing no Fashion Show Mall.

O Sr. McMichael também passou vários anos na indústria de viagens ocupando cargos na Windstar Cruises, Holland America Line e Costa Cruises. O seu conhecimento no turismo fornece uma base única para ajudar a desenvolver maneiras criativas de comercializar um destino, atração ou shopping center e alcançar os principais mercados-alvo.

Graduado da Universidade da Geórgia, o Sr. McMichael tem graduação em espanhol e português, e estudou na Universidade de Paris (Sorbonne). O Sr. McMichael atua no Advisory Board for the Academy of Hospitality & Tourism (Conselho Consultivo da Academia de Hotelaria e Turismo) da Valley High School e trabalha com vários grupos comunitários em toda Las Vegas Valley, incluindo Las Vegas Pride e Nevada Gay Rodeo Association.

Chris Meyer, CEM, CMP

Vice-Presidente de Vendas de Negócios Globais (Vice President of Global Business Sales)

Las Vegas Convention and Visitors Authority

Chris Meyer é vice-presidente de vendas de negócios globais do Las Vegas Convention and Visitors Authority (LVCVA). O LVCVA é a organização de marketing para o destino de Las Vegas e Sul de Nevada, e sua missão se concentra em atrair visitantes promovendo como destino mais desejado para lazer e viagens de negócios. O LVCVA também possui o Las Vegas Convention Center e Cashman Center.
Neste cargo, o Sr. Meyer é responsável por dirigir as atividades mundiais das equipes de vendas de convenções e vendas do convention center. Ele também cuida das atividades do World Trade Center (WTC) Las Vegas – uma parceria entre o LVCVA e Consumer Eletronics Association (CEA) ® para divulgar Las Vegas aos viajantes de negócios ao redor do mundo sobre a marca WTC.
O Sr. Meyer juntou-se ao LVCVA em 2000 como gerente de vendas do centro de convenções, tornou-se diretor de vendas do centro de convenções e foi promovido para sua atual posição em 2007. Antes de ingressar no LVCVA, o Sr. Meyer trabalhou no Sands Expo & Convention Center por dez anos, inclusive atuando como diretor de vendas e marketing.

O Sr. Meyer é membro de várias organizações profissionais, incluindo Meeting Professionals International, Destination Marketing Association International e a Las Vegas Hospitality Association. Atualmente, faz parte do conselho de diretores da Corporate Event Marketing Association (CEMA) depois de servir durante dois anos como vice-presidente e presidente, e é membro do conselho do Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI). Ele é o atual presidente da International Associtation of Exhinitions and Events (IAEE), e atualmente faz parte do Industry Alliance Partners Committee (IAPC). O Sr. Meyer também atende a comunidade como membro do Nevada Child Seekers.

O Sr. Meyer obteve o diploma de bacharel em administração de empresas pela Universidade de Nevada, Las Vegas (UNLV) Lee School of Business. Ele é um profissional de eventos certificado (CMP), além de certificado em gerenciamento de exposições (CEM). A Associação de Hotelaria de Las Vegas nomeou o Sr. Meyer “Industry Leader of the year”- Líder da indústria do ano, em 2010 e a UNVL College of Hotel Administrativo, Faculdade de Administração de Hotéis UNLV o reconheceu como “Industry Executive of the Year” – Executivo da Indústria do Ano em 2011.

Luis Justo

Engenheiro com pós-graduação em gestão de negócios, foi CEO da Osklen por 11 anos. CEO do Rock in Rio desde 2011, conduziu o ambicioso projeto de implementar a marca também nos Estados Unidos. Com desafios que vão de gestão da equipe, de orçamentos e processos à estruturação de operações de fusão e aquisições com sócios internacionais, a meta é audaciosa: transformar o maior festival de música do mundo na maior marca de música do mundo.

Simone Tostes

Wedding Rio

Com o objetivo de criar experiências perfeitas, a Wedding Planner carioca Simone Tostes após 15 anos atuando em eventos corporativos e matrimoniais, lançou em 2015 o “Aonde Casar”, uma empresa que oferece um serviço verdadeiramente personalizado e completo de Destination Wedding e renovação de votos que vai desde a escolha criteriosa do local da festa, planejamento, roteiro turístico, acompanhamento dos convidados até a realização da tão sonhada cerimônia.
Pessoalmente Simone visitou, durante um ano e meio 16 países e selecionou os melhores locais e profissionais para realização de cerimônias de casamentos únicos e, por meio do website “www.aondecasar.com.br”, oferece informações valiosas e orientações aos noivos para que façam escolhas que traduzam perfeitamente as expectativas.
Suas viagens e principalmente a participação em 3 edições do mais importante congresso do mercado de Destination Wedding Planners do mundo trouxe reconhecimento nacional e internacional, culminando com o convite do Rio Convention & Visitors Bureau para que se tornasse a sua “Consultora de Romance”.
Com ampla visão de como outros países e cidades se promovem no bilionário mercado do Destination Wedding, criou então a marca WeddingRio.
Junto a RIOTUR, Rio Convention & Visitors Bureau, seus membros e um complexo das mais profissionais e qualificadas empresas do setor de casamentos e turismo, o WeddingRio terá a missão de promover a “Cidade Maravilhosa” do Rio de Janeiro como um destino turístico ideal para todos os tipos de casamentos e assim como no Aonde Casar irá realizar todo o planejamento e produções necessárias.

Camilo D’ornellas

Especialista em segurança do entretenimento e turística há 30 anos, membro da National Defense University – USA, gestor de Operações e Segurança do Complexo Maracanã de 2014 até 2016, exerceu a coordenação de Segurança do Rock in Rio nas edições de 2011 até 2015, foi coordenador de segurança do UFC – Brasil nas duas primeiras edições, Bienal Internacional do Livro, Exposição Claude Monet, Disney Millenium in Rio e foi membro da comissão sobre a Copa do Mundo de Futebol – FIFA de 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Senado Federal, idealizador e coordenador do curso de Segurança para Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST) da Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro é professor de Segurança Turística e de Grandes Eventos no curso de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, é também membro efetivo do Tourism & More Internacional, Instrutor do curso de Grandes Eventos, Turismo & Carnaval na Funglode em Santo Domingo na República Dominicana, Treinador (Coach) de equipes de alto rendimento, atualmente é Mestrando e pesquisador em Segurança e Defesa e Processo Decisório na EGN – Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.

Mauro Osório

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Professor de cursos de pós-graduação lato sensu no Instituto de Economia da UFRJ, nas áreas de Turismo e Economia Fluminense. Membro fundador do Instituto de Estudos sobre o Rio de Janeiro – IERJ. Presidente do Instituto Pereira Passos.

Italo Oliveira Mendes

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), com Master pela Universidade Autônoma de Madrid e curso de aperfeiçoamento (Creating Colaborative Solutions – Innovations in Governance) pela Universidade de Harvard. É especialista em Turismo, atuando desde 2003 no Ministério do Turismo, onde já exerceu os cargos de Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Diretor de Produtos e Destinos, Diretor de Gestão Estratégica, Diretor de Administração e Assessor Especial do Ministro. Já atuou também como professor universitário de Gestão Pública, Políticas Públicas e Legislação do Turismo, e como consultor para organizações nacionais e internacionais (PNUD, UNESCO, SENAC e Braztoa). É membro da Rede de Inovação no Setor Público, onde coordena o Grupo de Trabalho de Cultura da Inovação, que tem por objetivo disseminar uma cultura de incentivo à inovação nos órgãos públicos. Atualmente dedica-se à pesquisa sobre Laboratórios de Inovação em Serviços, e em políticas públicas de incentivo à inovação no serviço público, e no setor de turismo.

Naldo Turl

Formado em Marketing, com MBA em Gestão e Planejamento de Evento. Assessor de Casamentos e eventos corporativos. Há 4 anos gerencia os grandes eventos do mercado de luxo na EAV Parque Lage e o primeiro casamento da história da Casa França-Brasil, abrindo as portas para o mercado de eventos. Colunista dos sites MarketingdeCasamento.com e ManoelaCesar.com. Escreve artigos, respectivamente, sobre as técnicas de Marketing aplicado ao mercado de luxo e casamento, e, ainda, orienta casais noivos sobre a realização de eventos em patrimônios históricos, cerimônias exclusivas e personalizadas.

Leonardo Felippelli

Formado em Gestão de Eventos pela UNESA, com MBA em Gestão de Entretenimento pela ESPM e Pós Graduado em Ouvidoria e Atendimento ao Cliente pela Cândido Mendes, atua no mercado de eventos desde 2000. Atuou em grandes eventos como Pan Americano 2007; Tour da Taça da Copa do Mundo; Ferrari Parade; Rock’n Rio; Chegada do Papai Noel na Praça da Apoteose; Projeto Cidadão do Governo do Estado do RJ; dentre outros. Atualmente ministra aulas no curso de Pós Graduação em Eventos da Universidade Estácio de Sá e é Head de Operações na Apoena Soluções em Seguros, corretora especializada em produtos de Responsabilidade Civil, dentre os quais Responsabilidade Civil em Eventos.

Abdala Jamil Abdala

Nos últimos 17 anos à frente da presidência da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, 70 anos, consolidou a imagem de qualidade, profissionalismo e excelência da promotora. Ampliou o portfólio da empresa, que hoje representa 16 segmentos econômicos por meio de seus eventos de negócios.
Engenheiro Elétrico por formação, Abdala ingressou no setor de calçados como como diretor da Calçados Pestalozzi, fábrica da Fundação Educandário Pestalozzi. Em 1980, tornou-se diretor da Francal Feiras e ocupou a presidência por dois períodos: de 1986 a 1994 e de 2000 até o momento. Em 2014, assumiu também a presidência da Estrutural Montagens, empresa do Grupo Francal.

Celio Ashcar

Celio Ashcar Junior é um influente talento da comunicação brasileira. Atualmente, é sócio da AktuellMix (fusão entre Mix Brand Experience e Aktuell), uma agência de comunicação líder no Brasil, com mais de 200 funcionários, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de despertar conhecimentos únicos, transformando a relação entre pessoas e marcas. Em 2016, a Aktuellmix foi uma das mais importantes agências que trabalharam para os Jogos Olímpicos. Celio ocupa o cargo de Chairman da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), eleito para o biênio 2016/2017.
É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie com extensão em Propaganda e Marketing na ESPM. Iniciou sua carreira em Marketing Promocional em 1994 incentivando o conceito de Experiência de Marca em todos os projetos. Trabalhou na Globo TV como Coordenador de eventos e promoção, sendo responsável por grandes projetos como o lançamento de telenovelas como “O Clone” e outros. Na Mix Brand Experience foi sócio e CEO e fez importantes projetos como “Árvore de Natal da Cidade de São Paulo”, “MasterCard Surprise Program”, “SKY no Rock in Rio” e mais de 1.000 projetos.
Em 2017 foi jurado de Promo & Activation no Festival Lions Cannes. Neste mesmo ano a Aktuellmix conquistou o Leão de Prata com a campanha para Hershey chamada “Abra a Boca e coma o site” – #eaternet
Ele recebeu vários prêmios profissionais, como “O Profissional de Marketing do Ano” – Prêmio Colunistas Brasil (2008), “Agência do Ano” – Prêmio Colunistas São Paulo (2008), “Agência do Ano” – Prêmio Colunistas Brasil 2009)”, nomeado” Prêmio Melhor Profissional de Comunicação no ABP – (2013 e 2016), “Prêmio Agência do Ano em Globos” (2014), “Melhor Agência de Marketing” do Prêmio Caboré (Meio & Mensagem 2014) e está na lista dos “10 mais importantes Executivos de Comunicações da Década pela Promoview”. Recentemente, foi eleito pelo “Hall da Fama do Marketing Brasileiro” pela Abramark (Associação Brasileira de Marketing).

Fernando Horta

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica com especialização à Luz da Constituição pela Escola Superior de Guerra Fortaleza de São João – RJ
Ao longo de seus trinta anos de experiência profissional atuou em empresas como Alcântara Machado, Transamérica, Cyrela, GL Events, além de participar da elaboração de projetos de concepção e gestão de empreendimentos voltados para o segmento de eventos.
Em 2010 assumiu a Convention Center Network, empresa gestora de espaços para eventos, que atualmente é responsável pela gestão dos Centros de Convenções SulAmérica, CBC, Amil e Vogue Square Garden no Rio de Janeiro e, atualmente, ocupa também o cargo de Vice Presidente Executivo do Rio Convention & Visitors Bureau.

Otavio Neto

Referência no mercado de feiras de negócios, Otavio Neto é formado em publicidade e jornalismo pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Com mais de 25 anos de atuação na área, acumula em seu currículo a cobertura de mais de cinco mil feiras, 27 mil entrevistas e três mil eventos nacionais e internacionais.
Empresário e apresentador de televisão da Rede CNT – com passagens pelas emissoras: Manchete, Rede Mulher, TVA, Bandeirantes e TV Gazeta – atualmente, está no comando da multiplataforma de comunicação do Grupo Radar & TV que inclui o programa Radar Television, a revista Radar Magazine e o Portal Radar. Sempre inovando e lançando novas frentes de trabalho, criou, recentemente, o Radar [PR1] – núcleo de Relacionamento com a Mídia – que visa gerar oportunidades e visibilidade para as marcas na imprensa brasileira.
Com expertise na área de comunicação e empreendedorismo, o empresário é responsável também por uma rede de networking, com cerca de 1.000 companhias de diversos setores – que engloba empresas do setor M.I.C.E., serviços e indústria – para promover e auxiliar as marcas a se posicionarem nos seus segmentos e ampliarem sua rede de relacionamento. Entre os eventos responsáveis por este intercâmbio de novos negócios está o ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos), considerado um dos principais encontros do setor de turismo de negócios do Brasil – completa em 2017 sua 12° edição, na cidade de São Paulo.
Em todas as frentes de negócios, Otavio tem o papel de promover ideias, reunir líderes e apoiar no crescimento do setor de turismo de negócios, baseando-se em três pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

Michael Nagy

Diretor Comercial | Rio Convention & Visitors Bureau

Formado pela Westminster College, em Londres, Michael Nagy tem vasta experiência em diferentes setores do turismo como agência de viagem, empresa organizadora de eventos e hotelaria. Antes de assumir o cargo de diretor comercial do Rio CVB, Michael atuou como Relações Institucionais da entidade, desenvolvendo projetos, parcerias e ações de negócios comerciais para os mantenedores. Anterior à sua contratação pelo Rio CVB, o executivo atuou em hotéis como Pestana Hotels & Resorts e Hotéis Othon S/A. Em São Paulo, foi diretor de vendas & marketing do Gran Melia WTC.

Milena Hoette Palumbo

Bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento Turístico, pós graduada em Gestão de Negócios em Ambientes Globalizados, recebeu, em primeiro lugar, na categoria Gestão Pública, o Prêmio EMBRATUR/FGV de Monografias e Estudos de Caso no Setor de Turismo e Hotelaria. Participa como avaliadora convidada em diversas bancas de trabalhos acadêmicos.

Toni Sando de Oliveira

Administrador de empresas e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, atuou no mercado financeiro em operações, marketing de produtos, mercado hoteleiro e no Grupo Accor como gerente geral de marketing para a América do Sul. Atualmente é o presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau, uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela inciativa privada com mais de 700 membros associados que representam diversos segmentos do setor turístico paulistano e dos destinos associados.
É membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, dos Conselhos Municipal e Estadual de turismo de São Paulo, presidente da Unedestinos e diretor do Latinoamerica y El Caribe Convention & Visitors Bureau.

Daniel Marins

Advogado; Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela PUC-SP;
Membro ”ad hoc” do Comitê de Compliance da Interfama pela Merck SA;
Certificado em Investigações Internas pela Legal Ethics & Compliance – LEC;

Srta. Marcia Akiko Takemiya

A Srta. Marcia Akiko é Executiva de Contas do escritório Brasil do Hong Kong Trade Development Council (HKTDC) sendo a Sra. Marina Barros a Diretora da representação. O HKTDC é uma organização estatuária responsável pela promoção e desenvolvimento do comércio exterior de Hong Kong. Marcia é responsável pela promoção e recutamento de missões de empresários/ empresas brasileiras para as feiras em Hong Kong com o foco de enriquecer os eventos com os melhores compradores e expositores.
Formada em Turismo pela Universidade São Judas Tadeu, se juntou ao HKTDC – Brasil em 2010 trabalhando como assitente de marketing. Passou a ser executiva de contas de representação de Bureau de Turismo de Miami, Toronto e Florida. Em agosto de 2016 passou a ser executiva de contas do HKTDC, tendo essa função até hoje.

Malu Sevieri

Administradora de Empresas

.MBA Economia de Empresas – (USP / FIPE) e Administração de Empresas – (FAAP)
.Trabalha no setor de Eventos há mais de 35 anos
.Atualmente, Diretora Geral da Emme Brasil – Messe Dusseldorf (Brasil)
.Promove e comercializa as feiras organizadas pelo Grupo Messe Dusseldorf.
.Foi Gerente de Projeto internacional da Fiera Milano (Itália). Gerenciou o processo de internacionalização das feiras realizadas pelo grupo.

Juarez Carvalho

Diretor da MCI Brasil

Com 40 anos de serviços prestados na atividade de Organização de Congressos, Juarez Carvalho esteve a frente ou participou da organização de mais de 1000 Congressos Nacionais e/ou Internacionais. Em 2014 sua empresa, a JZ Congressos, foi incorporada ao Grupo MCI, onde atua, agora, como Diretor Comercial.
Juarez já foi Presidente da ABEOC regional Rio de Janeiro (93/96), Vice–Presidente da ABEOC Nacional (95/98 e 2004/2005), Vice-Presidente do RC&VB (1999/2002) e Membro do Conselho Nacional de Turismo de 2004 a 2005.

Uta Schwietzer

.Vice-Presidente e membro fundadora da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China (CCIBC).
.Coordenadora Geral e Vice-Presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação, em cooperação com a Comissão Internacional de Arbitragem Econômica e Comercial da China – CIETAC.
.Coordenadora Geral do Departamento de Assuntos Culturais, Esportivos e e Entretenimento da CCIBC.
.Shanghai International Film Festival – Consultora de Programa Latino-Americano, Representante no Brasil.
.Shanghai TV Festival – Representante da América Latina.
Educação:
.Licenciatura em Francês e Português – Artes e Literatura.
.Universidade Federal do Rio de Janeiro
.Doutorado em Ciência Política – Sorbonne University – Paris V

Hanno Olaf Erwes

57 anos, alemão, profissional com experiência nas áreas Comercial e Administrativa, com atuação nacional e internacional, adquirida em empresas de grande porte Nacional e Multinacional, como H.Stern e Wild Heerbrugg S.A. Iniciou suas atividades na Câmara Brasil-Alemanha em 2000 como Gerente Comercial. Graduado em Administração de Empresas e com MBA em Administração de Empresas e Negócios – FGV Management.

Desde 01/01/2005 Diretor Executivo da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro.

Ana Luiza

Ana Luiza é Administradora de Empresas, pós graduada em Marketing com extensão em Liderança estratégica. Atuou no setor Industrial por 15 anos. Foi Subsecretária de Conservação na Prefeitura do Rio de Janeiro (2011 – 2016), frente a esse órgão promoveu a recuperação através de Parcerias Público Privadas em áreas de lazer como praças, parques e Monumentos do município do Rio de Janeiro. Através de campanhas, exposições e seminários, com diversas empresas como Ceg, Construtoras, Tim, Google, promoveu ações para desenvolver o sentimento de pertencimento do cidadão carioca.
Atualmente exerce o cargo de Gerente Institucional na empresa BR Marinas na Marina da Gloria, com foco em Planejamento estratégico de marketing institucional e eventos.

Dra. Maria José Delgado Fagundes

Advogada e Especialista em Saúde Pública, Direito Privado e Bioética. Por 25 anos atuou no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, sendo os últimos 12 anos na ANVISA e foi membro do Ad Hoc Expert Group em Marketing de Alimentos e Bebidas não alcoólicas para crianças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje é Diretora da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) e professora do curso de Gestão Industrial Farmacêutica e de Assuntos Regulatórios do IPOG e na Faculdade Oswaldo Cruz.
Como diretora da Interfarma, coordena as áreas de Responsabilidade Social, Doenças Raras, Inovação e Biotecnologia, Descarte de Medicamentos e a área de Compliance. Além destes, é a Corregedora (Código de Conduta) e responsável pelo Conselho de Ética da Interfarma.

Cristina Lontro

Graduação em “Nutrição” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e especialização em “Administração de Serviços de Nutrição” pela UNI-RIO (1991) e “Nutrição do Trabalho” pela UNISUAM (1983). Atualmente é professora Auxiliar III da Universidade Estácio de Sá e da Unisuam, nos cursos de Gastronomia. Coordena o Curso de Pós Graduação em Gestão de Restaurantes na Universidade Estácio de Sá. Atuou nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Alimentação e Gastronomia na UNIAMÉRICA em Foz do Iguaçu, no Curso de Gestão de Eventos e de Gestão de Restaurantes da Universidade Estácio de Sá, no Curso de Pós Graduação “Gastronomia, Cultura e Gestão” da UNILASALLE (Niterói – RJ) e “Personal Diet” da Universidade Gama Filho (Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo). Em 2012 realizou algumas disciplinas do Doutorado em Ciências da Educação na Universidade Nacional de Rosário na Argentina.

Cristiano Vilela

Advogado, sócio do escritório Vilela, Silva Gomes & Miranda Advogados. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP. É Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires, Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Salamanca (Espanha) e em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Membro da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e Membro do Centro de Estudos de Direito Público (CEDP). Foi Professor Assistente de Direito Eleitoral no curso de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor de diversos livros e artigos publicados em revistas jurídicas, coletâneas e periódicos do Brasil e do Exterior, com destaque para “Elementos de Direito Eleitoral” (Editora Suplegraf, 2010) e “Licitações sob o ponto de vista dos Tribunais de Contas” (Editora Alameda, 2011).

Ana Luiza Masagão Menezes

Formada em Gestão Hoteleira pelo Senac, em São Paulo, e com duas especializações pela ESPM, uma de Vendas e outra de Marketing de Serviços, Ana Luiza participou de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional durante sua carreira, com destaque para Business & Liderança e Vendas & Marketing.
Possui larga experiência no mercado com atuações em grandes nomes como Sheraton WTC Hotel, Hotel Transamérica São Paulo, Rede Sol Inn Brasil e Hotel Hilton Morumbi. Na rede Marriott desenvolveu sua carreira, iniciando como gerente de contas, passando por outras funções na área, até ocupar a posição de diretora de vendas e marketing. Ainda possui vivência no Hotel Grand Hyatt SP, e, em sua última experiência, no grupo Rio Quente, esteve à frente de 180 profissionais.

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Erika Almeida

Ethics & Compliance Officer na GSK Unidade Farmacêutica do Brasil

Profissional de Compliance certificada pelo Institute of Business Ethics, com formação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense e MBA pela Fundação Getúlio Vargas, com 12 anos de experiência na indústria farmacêutica, em diferentes áreas como Marketing, auditoria, governança, qualidade e como especialista de anticorrupção para as Américas.
Responsável pelo programa de Compliance da GSK Brasil Unidade Farmacêutica, uma das maiores operações da GSK no mundo, desde 2011, retendo a responsabilidade pela gestão do programa de integridade da unidade, garantindo a adesão aos regulamentos locais e globais relevantes, e coordenando as atividades de gestão de riscos do grupo econômico no Brasil. Representa a GSK como membro da Comissão de Compliance da Interfarma.

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Lívia Perrotti

Bacharel em turismo pela Universidade Metodista de São Paulo e tecnóloga em hotelaria pelo SENAC de São Paulo, onde também fez o curso de pós-graduação em administração e organização de eventos. Por conta de seu trabalho em hotéis, agências de eventos e na indústria farmacêutica, onde atua há 11 anos, coordenou eventos nacionais e internacionais. É atualmente Gerente de Eventos da GSK, responsável pela gestão dos eventos médicos e corporativos da empresa.

Dr. Ricardo Rielo

Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento, Especialista em Direito do trabalho e Legislação Social, Especialista em Direito Empresarial. Advogado da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e vice-presidente da Comissão de Turismo da OAB/RJ.

Helton Yomura

Advogado, Pós Graduado em Direito Público pela UFF
Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro.

Ivan Bomfim

Exerceu nos últimos 20 anos posições estratégicas em grandes redes internacionais, como Le Meridien, IberoStar e Hotéis Othon. Formado em Business Management, tem Pós-graduação em Marketing Internacional.
Reconhecido pela grande experiência na formação e no gerenciamento de equipes comerciais de alta performance. Atualmente é Gerente Geral Corporativo de Vendas.